Se você gosta de história, tema medieval, castelos, cenários de conto de fadas… apresento agora, um dos lugares mais incriveis que já visitei: Carcassone, já ouviu falar?
Fica no sul da França, é conhecida por sua cidadela, construída aproximadamente em 890–910 para defesa contra diversos ataques, porém há vestigios de colonização humana desde 3.500 a.C.. Foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1997.
[A França ocupa a 5ª posição do ranking mundial com maior número de sítios de Patrimônios da Humanidade, com 45 no total
]

Há muitas lendas sobre a cidade e uma delas conta a origem de seu nome: a viuva Dama Carcas, ficou á frente de uma horrivel situação, num cerco com o imperador Carlos Magno que já durava anos: seu povo morrendo de fome e sede, e quase ninguém na defesa da cidade. Como estratégia, ela decidiu criar bonecos de palha e coloca-los nas muralhas em posição de combate e, no dia seguinte, pegou um porco (talvez o último) alimentou-o com todos grãos que existiam na cidade, e o lançou pela muralha. Quando o porco tocou o chão, explodiu revelando sua boa e farta alimentação.
A mensagem havia sido enviada: as pessoas tinham tanto para comer que até engordavam seus porcos, sendo que do lado de fora, estavam morrendo de fome. Carlos Magno, neste momento, levantou acampamento e disse: eles são muitos e não estão nem perto de se renderem! Quando a tropa de Carlos Magno estava se retirando a Dama Carcas sugeriu assinar a paz com ele, os sinos tocaram e as trombetas soaram e assim ficou: Carcas sonne (som em francês).
Carcassone possui a maior cidade murada e mais conservada da Europa. Não só parece, como já serviu de cenário para dezenas de filmes… Cenas de RobinHood – O Príncipe dos Ladrões e Os Visitantes foram gravadas lá.
A cidade é dividida em duas partes: a parte medieval La Cité ou Cidadela que fica no topo do morro e é murada, e a Bastide, a parte mais baixa e que possui construções mais recentes.
A cidade recebe todos os anos cerca de 4 milhões de turistas amantes de história e da boa gastronomia. É a terra da famosa Cassoulet, a feijoada francesa de feijão-branco com carne de pato e linguiça de cordeiro,que você vê pela cidade toda: restaurantes e até mesmo enlatadas ou congeladas nos mercados.
É um dos locais mais visitados da França, porem ainda pouco conhecido por nós brasileiros.
Quando fomos (set/18) havia essa pintura em especial: quinze círculos gigantes de tinta amarela viva e elétrica, pelo artista suíço Félice Varini
São mais de 2 mil anos de história e o lugar parece intocado. Ao adentrar pelos portões, você se sente dentro de um filme, de um livro… a imaginação corre solta!
A cidadela fortificada possui três quilômetros de muralhas, dois recintos fortificados (séculos IV e XIII), quatro portões, 52 torres… O Chateau Comtal (castelo) é o coração do sistema de defesa da cidade de Carcassonne. É uma fortaleza onde residiam os viscondes de Carcassone. Algumas das sua fundações assentam sobre um domus (casa romana) do século I d.C.
Além de tudo isso, la dentro se tem a configuração de uma cidade inteira: muitas lojas, restaurantes, hóteis, igreja, teatro, escola, praça, museus… Hoje, totalmente voltada ao turismo.
Quando ir e o que visitar?
[Alerta Covid-19: não viaje agora. Planeje, conheça, saiba mais, viaje pelas telas. Área com restrição de acesso, fechada temporariamente para visitação, além de fronteiras fechadas]
Você pode visita-la o ano todo! Não há inverno tão rigoroso, e por isso não tem mês especifico com recesso! Mas há três datas anuais para evitar: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Para a visita, a principal dica é: ande muito e livremente pelas ruelas, aproveite o lugar, viaje na imaginação. É tão lindo e charmoso, que mesmo agora relembrando parece que vivi um sonho.
Pontos principais da Cité (cidadela):
- Porte Narbonnaise, o principal portão de acesso às muralhas
- Castelo Comtau
- Theatre de la Cité (teatro com capacidade até 6mil pessoas)
- Basílica Saint-Nazaire
- Muralha
- Porte de L’Aude
- Museu Da Inquisição
- Museu da Escola (Ecolé)
Um dia inteiro será suficiente para andar por toda a cidade murada, mas recomendo fortemente que fique pelo menos uma noite. Veja também como fica tudo ao anoitecer, por dentro da muralha e a vista dela toda do lado de fora.
Se pernoitar, aproveite no dia seguinte para conhecer a cidade baixa que também tem seu charme. É bem amistosa, um lugar que da vontade até de ficar mais (sim, e nós ficamos 3 dias).
Andando pela cidade baixa de Carcassone
Pontos principais da cidade baixa:
- Praça Carnot cheia de barzinhos e restaurantes no entorno
- Les Halles – mercado municipal de Carcassonne
- Canal du Midi – mais de 120 pontes e 6 eclusas, corta diversas cidades da região
- Pont Marengo
- Museu de belas Artes
- Casa das Memórias
- Carcassonne Cathedral e muitas outras Igrejas
Como chegar
Carcassone fica há 769 km de Paris, ideal visita-la se estiver na região sul do país, como a Riviera Francesa ou ainda, se estiver em Barcelona e arredores, pois fica pertinho, cerca de 300 km. Você pode chegar por carro, trêm, ônibus ou até mesmo avião, já que a cidade possui um pequeno Aeroporto operado pela Ryanair.
Nós fomos a partir de Marseille que fica há 312 km. Fomos de ônibus pela empresa Flixbus e pagamos 18 euros cada no trecho (setembro/18). Veja essa e outras opções de rota aqui.
Agora me diz, é ou não é surreal? Já conhece ou ficou com vontade de conhecer? Já adianto que a França tem cidades incriveis que vão muito além de Paris…
E para ficar ainda melhor, este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Cidades com História”. Não deixem de conferir, tem cada lugar! Clique nos links abaixo e viaje de casa com a gente:
- Experiência Barbara – Varsóvia: a cidade que não se curvou
- Fefa pelo Mundo – A Cidade de Delfos na Grécia: Um passeio Histórico
- Prefiro Mochilar – Roteiro Salvador: 4 dias na primeira capital do Brasil
- Se joga no roteiro – Atenas – Uma cidade cheia de história
- Viagens e Feminices – Viajar para Paraty: Uma cidade cheia de história
- Viajante Econômica – Dicas de Berlim para viajar pela história
Confesso que nunca havia ouvido falar desse cidade, mas agora já quero muito explorar cada um dos seus cantinhos!
CurtirCurtir
Que lugar lindo! Amo construções medievais! Já me deixou com vontade… A única cidade que conheci “muralhada” foi Cartagena!
CurtirCurtir
Eu amo visitar cidades pequenas que se pode conhecer a pé. Não conhecia a história de Carcassone e fiquei bastante interessada em visitar. Obrigada por compartilhar. Beijos
CurtirCurtir
Adorei a dica dessa cidade com história no sul da França. Nunca havia ouvido falar sobre ela. Mas já quero conhecer.
CurtirCurtir
Uauuu! Eu nunca tinha ouvido falar, mas confesso que agora quero muito incluir em um roteiro pela França. Amo cidades com histórias e lá isso é o que não falta, né?
CurtirCurtir
Gente, eu sou apaixonada pela França, mas não conheço o sul! Amei saber sobre como surgiu o nome dessa cidade! Que virou até jogo de tabuleiro, vc sabia Ju? Amei o post!
CurtirCurtir
Pois é.. fiquei sabendo depois que visitei, do jogo de tabuleiro. A França é muito incrivel e Carcassone vc vai amar
CurtirCurtir
Conhecia só de nome e amei seu post! Quero muito visitar! 🙂
CurtirCurtir
Obrigada Mari, é um lugar incrivel
CurtirCurtir