A incrivel cidade murada de Carcassone

Se você gosta de história, tema medieval, castelos, cenários de conto de fadas… apresento agora, um dos lugares mais incriveis que já visitei: Carcassone, já ouviu falar?

Fica no sul da França, é conhecida por sua cidadela, construída aproximadamente em 890–910 para defesa contra diversos ataques, porém há vestigios de colonização humana desde 3.500 a.C.. Foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1997.

[A França ocupa a 5ª posição do ranking mundial com maior número de sítios de Patrimônios da Humanidade, com 45 no total]

Há muitas lendas sobre a cidade e uma delas conta a origem de seu nome: a viuva Dama Carcas, ficou á frente de uma horrivel situação, num cerco com o imperador Carlos Magno que já durava anos: seu povo morrendo de fome e sede, e quase ninguém na defesa da cidade. Como estratégia, ela decidiu criar bonecos de palha e coloca-los nas muralhas em posição de combate e, no dia seguinte, pegou um porco (talvez o último) alimentou-o com todos grãos que existiam na cidade, e o lançou pela muralha. Quando o porco tocou o chão, explodiu revelando sua boa e farta alimentação.

A mensagem havia sido enviada: as pessoas tinham tanto para comer que até engordavam seus porcos, sendo que do lado de fora, estavam morrendo de fome. Carlos Magno, neste momento, levantou acampamento e disse: eles são muitos e não estão nem perto de se renderem! Quando a tropa de Carlos Magno estava se retirando a Dama Carcas sugeriu assinar a paz com ele, os sinos tocaram e as trombetas soaram e assim ficou: Carcas sonne (som em francês).

Carcassone possui a maior cidade murada e mais conservada da Europa. Não só parece, como já serviu de cenário para dezenas de filmes… Cenas de RobinHoodO Príncipe dos Ladrões e Os Visitantes foram gravadas lá.

A cidade é dividida em duas partes: a parte medieval La Cité ou Cidadela que fica no topo do morro e é murada, e a Bastide, a parte mais baixa e que possui construções mais recentes.

A cidade recebe todos os anos cerca de 4 milhões de turistas amantes de história e da boa gastronomia. É a terra da famosa Cassoulet, a feijoada francesa de feijão-branco com carne de pato e linguiça de cordeiro,que você vê pela cidade toda: restaurantes e até mesmo enlatadas ou congeladas nos mercados.

É um dos locais mais visitados da França, porem ainda pouco conhecido por nós brasileiros.

São mais de 2 mil anos de história e o lugar parece intocado. Ao adentrar pelos portões, você se sente dentro de um filme, de um livro… a imaginação corre solta!

A cidadela fortificada possui três quilômetros de muralhas, dois recintos fortificados (séculos IV e XIII), quatro portões, 52 torres… O Chateau Comtal (castelo) é o coração do sistema de defesa da cidade de Carcassonne. É uma fortaleza onde residiam os viscondes de Carcassone. Algumas das sua fundações assentam sobre um domus (casa romana) do século I d.C.

Além de tudo isso, la dentro se tem a configuração de uma cidade inteira: muitas lojas, restaurantes, hóteis, igreja, teatro, escola, praça, museus… Hoje, totalmente voltada ao turismo.

Quando ir e o que visitar?

[Alerta Covid-19: não viaje agora. Planeje, conheça, saiba mais, viaje pelas telas. Área com restrição de acesso, fechada temporariamente para visitação, além de fronteiras fechadas]

Você pode visita-la o ano todo! Não há inverno tão rigoroso, e por isso não tem mês especifico com recesso! Mas há três datas anuais para evitar: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Para a visita, a principal dica é: ande muito e livremente pelas ruelas, aproveite o lugar, viaje na imaginação. É tão lindo e charmoso, que mesmo agora relembrando parece que vivi um sonho.

Pontos principais da Cité (cidadela):

  1. Porte Narbonnaise, o principal portão de acesso às muralhas
  2. Castelo Comtau
  3. Theatre de la Cité (teatro com capacidade até 6mil pessoas)
  4. Basílica Saint-Nazaire
  5. Muralha
  6. Porte de L’Aude
  7. Museu Da Inquisição
  8. Museu da Escola (Ecolé)

Um dia inteiro será suficiente para andar por toda a cidade murada, mas recomendo fortemente que fique pelo menos uma noite. Veja também como fica tudo ao anoitecer, por dentro da muralha e a vista dela toda do lado de fora.

Se pernoitar, aproveite no dia seguinte para conhecer a cidade baixa que também tem seu charme. É bem amistosa, um lugar que da vontade até de ficar mais (sim, e nós ficamos 3 dias).

Pontos principais da cidade baixa:

  1. Praça Carnot cheia de barzinhos e restaurantes no entorno
  2. Les Halles – mercado municipal de Carcassonne
  3. Canal du Midi – mais de 120 pontes e 6 eclusas, corta diversas cidades da região
  4. Pont Marengo
  5. Museu de belas Artes
  6. Casa das Memórias
  7. Carcassonne Cathedral e muitas outras Igrejas

Como chegar

Carcassone fica há 769 km de Paris, ideal visita-la se estiver na região sul do país, como a Riviera Francesa ou ainda, se estiver em Barcelona e arredores, pois fica pertinho, cerca de 300 km. Você pode chegar por carro, trêm, ônibus ou até mesmo avião, já que a cidade possui um pequeno Aeroporto operado pela Ryanair.

Nós fomos a partir de Marseille que fica há 312 km. Fomos de ônibus pela empresa Flixbus e pagamos 18 euros cada no trecho (setembro/18). Veja essa e outras opções de rota aqui.

Agora me diz, é ou não é surreal? Já conhece ou ficou com vontade de conhecer? Já adianto que a França tem cidades incriveis que vão muito além de Paris…

E para ficar ainda melhor, este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Cidades com História”. Não deixem de conferir, tem cada lugar! Clique nos links abaixo e viaje de casa com a gente:

9 comentários

  1. Uauuu! Eu nunca tinha ouvido falar, mas confesso que agora quero muito incluir em um roteiro pela França. Amo cidades com histórias e lá isso é o que não falta, né?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s