O que fazer em Budapeste – Hungria

Budapeste foi formada pela união de duas cidades distintas que eram separadas pelo rio Danúbio. Buda e Peste eram independentes até o século XIX, quando foram associadas para a criação da nova capital húngara. Ainda que unificadas, a divisão segue existindo como forma de orientação geográfica na cidade. A população húngara continua se referindo às duas margens do Danúbio como “o lado Buda” e “o lado Peste”.


Buda é montanhosa, de acesso mais restrito, menos densamente ocupada e cheia de casarões onde vive a classe alta da cidade. Peste é plana, repleta de opções de transporte, formada basicamente por edifícios de múltiplos pavimentos e é onde os turistas passam a maior parte de seus dias circulando.

Além das belas pontes, a cidade de Budapeste também é muito conhecida por seus banhos termais. Como a cidade está situada numa área com formação rochosa de origem vulcânica, suas águas são aquecidas naturalmente e possuem grande valor terapêutico e medicinal. Para os habitantes da cidade elas possuem grande importância, fazendo parte do cotidiano dos húngaros desde o passado.


A moeda local é o florim húngaro (HUF), e seu idioma húngaro. É uma das mais incriveis metrópoles da Europa, com muitos atrativos: museus, arquitetura incrivel, consertos musicais, parque, praças, festas e bares… É multicultural, linda e animada! Merece no minimo três dias inteiros, ideal 5/6 dias na cidade.

Então vamos às atrações? O que fazer em 3 dias:

Dia 1: Parlamento Húngaro – margens do Danúbio – memorial sapatos – Praça da Liberdade (Szabadság ter) – Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd)- Casa do Terror (museu) Basílica de São Estevão – Erzsébet tér – Sinagoga

Dia 2: Bastião dos Pescadores – Igreja de Matias – Castelo de Buda – (Galeria Nacional Húngara, o Museu de História de Budapeste e a Biblioteca Széchenyi) – Ponte da Liberdade (Szabadság híd) – Hotel Gellért- Igreja na pedra (Gellérthegy-barlang) – Mercado central – Citadella – Bairro Ráday utca

Dia 3: Praça dos Heróis + Parque Városliget (banhos termais Széchenyi, o Zoológico, o Jardim Botânico de Budapeste, o Castelo Vajdahunyad, um lago com pista de patinação, parque de diversões, o Museu de Belas Artes, o Museu de Transportes e o Palácio de Artes)

**Tem mais tempo? Aproveite para conhecer também: Grande Sinagoga Dohány +cemitério judeu e a Árvore da Vida simchá tora – Bairro Judeu – Parque das Estátuas ou Memento Park.

mapa com opções turisticas mais visitadas de Budapeste

E além de tudo disso, tem os famosos banhos termais que você pode reservar um periodo só para isso. (Veja aqui)

Quer mais dicas? Tem também…

Budapeste ainda ganha destaque por sua gastronomia. Os pratos locais mais conhecidos são: Goulash Soup, Lángos, Kürtőskalács (doce), cervejas, Sajtos, frango com molho de páprica e dumplings, gelato rosa.

E não podemos esquecer da vida noturna!

Nesse quesito, Budapeste tem uma particularidade: conheça os “Ruin Pubs”- Os bares de ruínas ocupam a cidade e fazem a alegria dos turistas e locais. São bares que ocupam prédios deteriorados pela guerra e que estão recebendo uma nova roupagem, decorados com objetos pendurados, muitos da época socialista, e fazendo sucesso em Budapeste. Com ares underground, com um toque de vintage, deixam de lado a decadência do lugar e transformam a saída em uma experiência super cool. A ideia já foi copiada por outras cidades da Europa, mas em Budapeste, a precursora no assunto, existem mais de 20. O principal Szimpla Kert, na Kazinczy utca, funciona 24h por dia!

Gostou das dicas? Já conhece Budapeste ou pretende ir? Deixe seu comentário…

15 comentários

  1. Não sabia que Budapeste era assim tão linda. Adorei a sugestão de roteiro. Depois de ler esse post já fiquei com vontade de incluir a cidade em uma futura viagem. Amei as informações.

    Curtir

  2. Eu adorei seu roteiro e estou enlouquecida de amores por Budapeste. Realmente não sabia a quantidade de atrativos incríveis. Acho que ficaria uns 4 dias então pra ver mais coisas e queria muito conhecer a vida noturna. Você acha que dá pra conhecer com crianca? Amei o post, parabéns!

    Curtir

    1. Eba obrigada ❤️ Qdo for a Europa não deixe de incluir. É uma cidade fantástica, tem muitas atividades mesmo, para todas idades. Os ruins bars, ou ruins pubs tem muitos, alguns abertos 24h, outro tem até feira de produtores, e tem aqueles que parecem uma balada mesmo. Não sei exatamente se há restrição com crianças, acho que até consegue ir. Pode fazer um lanche, tomar algo, ou mesmo no dia da feira (parece que domingo).

      Curtir

  3. Adorei a organização das atrações pelos dias, ficou perfeito, sem perder tempo e sem ficar cansativo. Muito obrigada por compartilhar!

    Curtir

  4. Tenho muita curiosidade em relação a Budapeste, é uma cidade que está nos meus planos futuros. Bem legal as dicas que você deu, são uma boa base para um roteiro.

    Curtir

  5. Buda e Peste, cada lado com seus encantos. Separadas pelo famoso rio Danúbio Azul ( que não é azul) a capital da Hungria apaixona. Magnífica, imperdível! Amei o blog, com tantas ótimas informações !!

    Curtir

  6. Que saudades me deu de Budapeste, lendo seu post. Você citou as atrações mais importantes e imperdíveis da cidade, que é uma das maravilhas do Leste Europeu. Considero uma das cidades imperdíveis para quem visita a Europa, um verdadeiro tesouro, cheio de história, cultura e tradição. Amoooo!

    Curtir

  7. Que saudades me deu de Budapeste, lendo seu post. Você citou as atrações mais importantes e imperdíveis da cidade, que é uma das maravilhas do Leste Europeu. Considero uma das cidades imperdíveis para quem visita a Europa, um verdadeiro tesouro, cheio de história, cultura e tradição. Amoooo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s