Destinos de inverno: topa uma praia?

Sim, isso mesmo! Para quem é amante de praia, tenho certeza que já tenha ido para o litoral mesmo no inverno, com aquela esperança de sol e ainda encontrou muitas atrações diferentes!

Há inúmeras vantagens de ir à praia no inverno e recomendo mesmo para quem não curte praia no verão: muito mais sossego, sem trânsito, ótimos preços, sem chuva (sudeste), aquele céu lindo super azul, possibilidade de conhecer outros pontos turísticos locais além de praia, pôr do sol inesquecível, trilhas, caminhadas e clima aconchegante.

Além disso ainda existem muitas cidades que oferecem diferentes festivais e festas de inverno: Maresias, Ilha Comprida, Búzios, Paraty, Ilha do Mel… Provavelmente você também já deve ter ouvido falar de um festival famoso que acontece em várias cidades litorâneas, englobando desde São Paulo até o Sul: a tradicional Festa da Tainha acontece normalmente em julho e/ou agosto, em cidades como Bertioga, São Vicente, Peruíbe, Florianópolis, Itajaí, Bombinhas…

[Lembrando que devido a situação atual do COVID-19, os eventos foram cancelados ou adiados. – Programe e sonhe agora, viaje depois]

Nós tivemos a sorte de ir para Búzios no inverno e estava acontecendo o festival Gastronômico. A cidade que já é charmosa, fica tomada por aromas e sabores. Cada restaurante monta sua mesa na calçada em frente à sua porta, e o chef de cozinha serve os pratos ao ar livre. As receitas são para degustar, pesam 150 gramas com preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22. Os preços são referentes ao ano de 2019 que ocorreu a 18º edição e contou com 72 restaurantes participantes. O festival conta com diferentes atrações como aulas, chefs convidados, degustação e até oficinas para a garotada.

Mas claro que com o festival, ja famoso, Búzios mesmo no inverno fica lotada. Em edições anteriores a cidade recebeu cerca de 30 mil turistas. A Orla Bardot e a rua das pedras ficam tomadas de gente. Mas é um clima tão gostoso… Você pode aproveitar dia todo curtindo praia, trilhas, descanso e a noite ainda vai pro festival. Eu adorei.

Búzios era uma vila de pescadores e ficou famosa na década de 60 quando Brigitte Bardot apareceu e mostrou sua beleza ao mundo, e nunca mais foi a mesma. Brigitte Bardot, foi uma atriz francesa simbolo mundial da beleza que veio passar férias no Rio de Janeiro com seu namorado. Depois de ficar alguns dias sendo perseguida pela imprensa no Rio, “fugiram” para a pacata vila de Búzios (que na época era distrito de Cabo Frio) e ficaram hospedados numa casa de praia de um amigo de seu namorado, representante das nações unidas no Brasil.

Ela se apaixonou e passou quatro meses na vila passeando de barco pelas lindas praias. Búzios então ficou badalada, virou destino de veraneio dos cariocas e atraiu muitos estrangeiros que inclusive mudaram totalmente a vila, com muitas pousadas e restaurantes, atraindo até hoje turistas do mundo todo. E ela, ganhou uma estátua em sua homenagem na orla que também recebeu seu nome.

Búzios é uma cidade muito charmosa, além das praias lindas tem toda badalação da rua das pedras e um pôr do sol incrivel na Orla Bardot. Armação de Búzios é seu nome oficial, o município pertence a região dos lagos no Rio de Janeiro, faz divisa com Cabo Frio e fica próximo de Arraial do Cabo. Aliás quem tiver interesse pode já fazer um combo das três cidades que são próximas e bem diferentes.

Nós fomos nas férias de Julho em 2013, nessa viagem saímos de carro de São Carlos (interior de Sp), com destino final em Vitória-ES, e escolhemos Búzios como parada estratégica. Paramos no Rio de Janeiro somente para jantar, e seguimos até Búzios onde passamos quatro noites. Daqui foram cerca de 800 km, já de São Paulo fica 600 km distante e do Rio de Janeiro cerca de 170 km. Você pode chegar de carro, ônibus, avião (aeroporto em Cabo Frio ou do RJ com transfer), ou ainda com cruzeiros que fazem também parada lá.

Em Búzios há cerca de 20 praias, tem também opções de mirantes e algumas pequenas trilhas. Algumas praias você consegue acessar caminhando. É uma cidade pequena, são cerca de 8 km de praias e muito charme. Os pontos principais para você conhecer são:

  • Praia da Ferradura e Ferradurinha
  • Praias da Azeda e da Azedinha
  • Praias de João Fernandes e João Fernandinho
  • Praia dos Ossos
  • Praia da Armação
  • Praia Geribá (famosa e mar agitado)
  • Praia da Tartaruga
  • Praia Brava
  • Praia Olho de Boi (nudista porem não obrigatório)
  • Rua das Pedras (lojas e muito charme)
  • pôr do sol na Orla Bardot

Vai conhecer todas? Dificilmente. Eu costumo olhar algumas fotos antes na internet para ter uma ideia do estilo, vejo blogs, dicas e sempre pego o mapa turístico assim que chego no local. Se estivermos de carro vamos passando em todas as praias e quando me agrada, fico até enjoar. Ou ainda, faço um tour rápido em todas e dia seguinte volto equipada naquela que mais gostei.

Apesar de termos ido no inverno não me arrependi nem um pouco. Céu azul lindo, poucas nuvens e sol brilhante… Mas teve também muito vento e água extremamente gelada. O bom foi curtir com tranquilidade, apesar de termos pego o festival gastronômico (sem saber), nossa passagem foi durante dias da semana e não tinha tanta muvuca.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Destinos de Inverno” e tem várias dicas de destinos, confira:

Experiência Barbara – Inverno em Curitiba: o melhor da estação

Prefiro Mochilar – Chile: o que fazer na Região dos Lagos Andinos

Se joga no roteiro – Destinos imperdíveis para conhecer no inverno

Mariscando – Islândia no inverno: planejamento e dicas úteis

Viagens e Feminices – 10 destinos de inverno para curtir no Brasil

Viajante Econômica- Baixada Santista: Como curtir a praia no inverno

6 comentários

  1. Ju, eu também amo praia no inverno! Acho que tem uma energia super diferente na cidade. Ah, amei saber mais sobre a relação de Brigitte Bardot com Búzios, sempre tive essa curiosidade! rs

    Curtir

  2. Caramba… não sabia desse festival gastronômico de Búzios! Quero muito ir.. os preços valem a pena en? Pena que não dá para fugir dos turistas né? Kkkkkk

    Curtir

  3. Búzios é linda mesmo. Mas minhas lembranças são mais negativas que positivas, pois fomos no final de novembro e tava insuportavelmente quente. A água do chuveiro saindo pelando mesmo com eles desligado.
    Preciso ir no inverno como você para perder a imagem negativa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s