Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens

Já ouviu falar desse município? Analândia fica no interior de São Paulo, é considerada uma estância climática. Esta há 734 metros acima do nível do mar, possui uma natureza generosa e forte vocação para circuito de ecoturismo e aventura, porem não é tão conhecida quanto sua quase vizinha Brotas.

Lá você encontra escaladas, rapel, montain bike, bóia cross, canyoning, rafting, cascading, arvorismo, tirolesa, exploração de cavernas, voo livre, cavalgadas e caminhadas, prédios históricos da era do café e antigo caminho da estrada de ferro.  Ou ainda: descanso total e contemplação com paisagens que confortam e acalentam nossos corações.

Possui clima agradável ano todo, geralmente faz calor durante o dia com aquele friozinho gostoso pela manhã e ao anoitecer.

Eu recomendo essa cidade para todos os perfis de viajantes: você pode ir sozinho, casal, amigos ou família. Crianças irão adorar com certeza! Você pode fazer um circuito histórico, de aventura, ecoturismo, romântico, cachoeiras, rural ou simplesmente ir para descansar mente e corpo!

É uma cidade pequena, cerca de 5mil habitantes, sendo boa parte rural. Há alguns locais, (sendo as principais atrações) que você paga uma taxa para entrar, e lá dentro tem várias opções, um pequeno complexo: caminhada e trilhas, cachoeira, restaurante, quiosques, etc.

Não há uma grande oferta de hotéis na cidade, acho que justamente por que é uma boa opção de bate volta para cidades vizinhas. No booking encontrei apenas cinco opções, mas se pretende ficar na cidade, pesquise também direto no google pois há pousadas e hotéis em outras plataformas ou site próprio.

Nós só estivemos na cidade uma vez, mas pretendo voltar e logo! Teve um ano que tiveram milhares de feriados (eu era a louca do feriado, minha época de CLT), e eu fiquei doidinha sem viajar porque tinha acabado de comprar minha casa e precisei reforma-la (ainda pagando aluguel). Ai tivemos que ficar bem quietos: tanto para ficar próximos da obra, quanto para economizar grana né? Eis que surge o primeiro feriado dessa saga: carnaval. Eu quase surtei ficando em casa, e ai sai pesquisando algo para gente dar uma esticadela… Assim, pegamos o carro e fomos para Analândia, bem no susto. Demos uma voltinha pela cidade e fomos fazer trilha… pelo que eu lembre, fomos somente em uma cachoeira pois acabamos demorando distraídos no meio do mato…rsrsrs

Como chegar:

Analândia fica na região central do estado, próxima de grandes centros e o ideal é ir de carro. Há baixa oferta de ônibus, somente algumas cidades menores próximas possuem ligação direta de ônibus intermunicipal (Rio Claro e Pirassununga, por exemplo). Veja algumas distâncias:

Analândia x Araraquara               88 km

Analândia x Campinas                  132 km

Analândia x Ribeirão preto         134 km

Analândia x São Paulo                   225 km

O que fazer?

Bom, já comentei acima que há inúmeras atividades na cidade, principalmente de aventura, mas segue abaixo uma lista com as principais atrações para visitar em Analândia:

Onde comer:

Veja uma lista com melhores restaurantes locais e avaliações em TripAdvisor (clique aqui)

Eventos e festas típicas na cidade

  • Março/abril: Carnaval
  • Maio/Novembro: Boi no rolete
  • Junho: festa do carneiro (Corpus Christi)
  • Junho e Julho: Romaria dos cavaleiros
  • Julho: Festa de Sant’Ana – padroeira da cidade e Santo Antônio
  • Dezembro: presépio de natal e decoração na cidade toda

*consulte antes de ir, eventos podem sofrer alteração: Posto de Atendimento ao Turista (19) 99676-3558

Agora me diz… Quem animou conhecer essa bucólica cidade do interior?

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “bate volta”. Confiram outros roteiros e destinos:

16 comentários

  1. Super animei conhecer e nunca tinha ouvido falar. Acho que é ótimo visitar lugares não tão famosos e cheio de turistas, ainda mais quando se trata de lugares lindos como essas cachoeiras para poder relaxar. Uma ótima dica 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nunca tinha ouvido falar de Analândia e amei conhecer aqui! O Brasil tem tantas cidades maravilhosas desconhecidas, e agora é hora de explorarmos! Amei todas as dicas e o legal é que dá pra fazer as duas coisas, descansar e se aventurar nessas lindas paisagens.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nunca tinha ouvido falar em Analândia e olha que já me apaixonei! Tão pertinho de São Paulo e que paz. Amei o post e a dica!

    Curtir

  4. Não conhecia Analândia e adorei o local! Realmente são lindas as paisagens. Mas uma ótima opção de bate e volta na região de São Paulo. Adorei ler esse post!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu adoro esses destinos que não são tão famosos, eles tem tanta beleza natural e muitas coisas legais para descobrir! Realmente são paisagens lindas

    Curtido por 1 pessoa

  6. Menina, nunca tinha ouvido falar deste lugar, mas já fiquei apaixonada… Adoro viajar para o interior de SP… É esse tem tudo que gosto: cachoeiras, vistas lindas e muitooo mato! RS
    Já salvei para ir!

    Curtir

  7. Gente que lugar maravilhoso é esse? Nunca tinha ouvido falar até que cai no seu blog procurando destinos nacionais para viajar depois da quarentena. Amei demais

    Curtir

  8. Gente, que descoberta maravilhosa. Nunca, em tempo algum, tinha ouvido falar de Analândia, mas é um ótimo destino para um bate e volta de contemplação da natureza, uma tendência no pós pandemia.

    Curtir

  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar nessa cidade, mas achei uma super dica, para quem assim como eu, gosta de natureza e aventura!!! Essas cachoeiras então, que coisa mais linda!!! Anotado aqui na listinha!!!

    Curtir

  10. Nunca tinha ouvido falar em Analândia, que destino interessante e bonito. Realmente ideal para um bate e volta com lindas paisagens e cheio de atrações. Rende fotos belíssimas, um lugar bastante fotogênico, adoraria conhecer.

    Curtir

Deixe um comentário