Dia dos Namorados em casa… Por que não?

“Eu não curto comemorar datas comerciais, principalmente da forma que o capitalismo impõe. Não trocaremos presentes, não serei surpreendida com flores (que nessa data custam quatro vezes mais que o normal), não sairemos para jantar (também preços superfaturados, filas para reservas e afins). E isso não quer dizer que nunca fizemos isso, mas hoje não considero mais importante como acreditava ser anteriormente, muito pelo contrário.
O mais importante para nós são momentos que vivemos, independente de data, ou valor comercial. Sendo ou não clichê, eu prezo muito pelos momentos e surpresas, principalmente no dia a dia.
Ficar em casa assistindo filme e comendo pipoca de pijama? Nosso melhor programa… quando não podemos viajar, claro…”

Essa mensagem é um trecho de um post que escrevi no meu Instagram ano passado, e continua sendo real por aqui.

Nós sempre procuramos evitar datas comercias, pois são superfaturadas e também pelo desapego com a data propriamente dita (é difícil esse exercício mas é libertador). Nós podemos ter um jantar especial, presentar ou fazer uma viagem romântica em qualquer data, e acho até mais interessante. Além de muito vantajosa no quesito custo! Como minha prioridade de vida é viajar muito, eu prefiro evitar essa data e viajar duas semanas antes ou mês seguinte, tanto faz. Só sei que dessa forma garantimos até metade do preço e com isso podemos melhorar a comodidade da mesma viagem, ou ainda fazer duas viagens ao invés de uma, certo?

Então, nessa data especial a gente costuma fazer um jantarzinho em casa, preparado por nós mesmo! Um cardápio diferente… ou algo que queremos repetir, ou inovar! Tanto faz. Compramos ingredientes de qualidade, e preparamos tudo em casa. Enquanto um cozinha, o outro esta ao lado conversando, dando boas risadas, com uma boa bebida na mão e muitas vezes, de pijama mesmo.

Animou? Quer dicas para cardápio? Temos muitas!

Adoro fazer risoto de alho poró com gorgonzola e nozes, acompanhado (ou não) de filé mignon ou salmão grelhado! Faço variações também conforme ingredientes que tenho aqui, criatividade na cozinha é mara!

Um salmão assado com crosta de castanha também fica divino. Eu amo assados! Ou uma noitada de fondue, uma quiche, moqueca…

Pode ser também uma noite mexicana, ou espanhola, italiana… adoro jantar temático, pois me sinto um pouco viajante nesse momento. Ideias aqui são muitas!

Ainda não sei o que faremos esse ano, mas vou sugerir para vocês uma boa Paella Espanhola que fiz dias atrás! E que não deixa nada a desejar daquela que comemos em Barcelona viu? Simples de fazer em casa, acompanhada de um vinho, parceria e pronto!

Nosso dia de Paella em Barcelona

Ingredientes:

  • 100g anéis de lula picado
  • 100g camarão
  • 200g de tilápia em cubos
  • 1 xicara cheia arroz de Paella (o ideal é usar a variedade bomba, típica da região espanhola de Valência ou usamos o mesmo do risoto – arbóreo)
  • ½ Pimentão vermelho e/ou amarelo picadinho
  • Alho, cebola picadinhos
  • 1 Tomate picadinho
  • Ervilha fresca (uso a congelada)
  • Azeite de oliva extra virgem e sal a gosto
  • Tempero pronto para Paella (ou use a combinação de açafrão, páprica defumada, gengibre em pó)
  • 3 a 4 xícaras de Caldo para cozimento (eu geralmente deixo congelado o caldo do cozimento de frango, ou de legumes, mas pode fazer na hora: coloque água para ferver com uma rodela de limão, alho, cebola, um pedaço de cenoura, alguns temperinhos – faço assim para o risoto também)

Modo de Preparo:

Comece refogando alho e cebola no azeite. Acrescente a tilápia e lula, refogue bem! Na sequência adicione o pimentão e tomate e vai refogando.

Adicione o tempero, sal e o arroz, vai mexendo. Depois o camarão (não pode fritar muito para não emborrachar). Coloque a ervilha e 2 xicaras do caldo e deixe cozinhar em fogo médio, ou pode até seguir sua forma de fazer arroz. Quando secar o caldo verifique se já esta cozido, e vá acrescentando mais caldo, até chegar no cozimento desejado. Não deixe o arroz completamente seco, a paella perfeita é com um arroz cremosinho.

Simples assim, esta pronta sua Paella! Já deu água na boca aqui… ai ai ai

Ah, você pode acrescentar mais ingredientes, modificar conforme seu gosto. Já vi vendendo em supermercados o kit Paella congelado, que já vem uma misturinha dos frutos do mar e o sachê de tempero!

E quem não curte cozinhar de forma alguma, pode pedir e receber tudo prontinho em casa. Já vi bons restaurantes e cozinheiros que preparam kits especiais em datas comemorativas, mas veja com antecedência!

Nós trouxemos o arroz e tempero de Paella da nossa viagem à Espanha. E os frutos do mar, vieram da nossa viagem à Florianópolis. Sim, meus souvenirs de viagem são comidas e bebidas 🙂

E se quiser ver sobre destinos e dicas de viagem, leia os outros posts e me siga no Instagram! Além de viagens, às vezes coloco receitinhas nos stories também, quando empolgo por aqui.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “Dia dos Namorados” e você pode conferir diferentes sugestões para essa data, veja os posts a seguir:

Expedições em Família – 10 Destinos românticos para curtir o dia dos namorados no Brasil

Vamos viajar pra onde agora – Dia dos namorados em Monte Verde

6 Viajantes – O que fazer no Dia dos Namorados em Brasília nesta quarentena

Se joga no roteiro – Dia dos namorados em casa? Saiba o que fazer!

Abcdosviajantes- dia dos namorados na pandemia? O que fazer?

Mapeando Mundo – 10 comédias românticas para viajar sem sair de casa – Dia dos Namorados

Mais Viagens – Dia dos namorados: O que fazer nessa quarentena?

Experiência Barbara – Spitzkoppe – uma inspiração para dias especiais

Nósdoispelomundo – O que fazer no dia dos namorados

Blog Vamos Viajar – 12 Hotéis e Pousadas no CE para casal

Disney e Outros Lugares Incríveis – Casamento na Disney, um verdadeiro casamento de conto de fadas

Vivendo Tudo Agora – 5 dicas de como aproveitar em casa (e bem) o dia dos namorados

AnnaCarvalhoTravels – Os melhores presentes de dia dos namorados para um viajante

24 comentários

  1. Nossa já no começo do seu post quando falou do prato me deu água na boca…depois da foto..e depois da receita estou louca para fazer! muito obrigada por compartilhar. Vou me programar para fazer

    Curtir

    1. Nossa, ficou muito bom, eu fiz duas vezes mês passado (nunca tinha feito), e quando fui escrever aqui ja deu vontade de novo, ficou muito boa, a foto nem representa. Eu esqueci de tirar foto dela pronta (a que coloquei do prato foi a sobra que comemos depois…kkkkk)

      Curtir

  2. Genteeee do céu! Que delícia de post! Ameei asas dicas do que fazer em casa para o dia dos namorados! Vai dar pra curtir bastante saboreando os pratos indicados! obrigada!

    Curtir

  3. Juliana, quando fala a palavra “comida” já me dá um calor no coração. Adoro cozinhar, amo paella, mas nunca fiz casa. Já animei com sua receita. o dia dos namorados de 2020 vai ser isso aí: curtir um ao outro em casa, com boa comida, boa bebida e as ótimas lembranças do casal.

    Curtir

  4. Adorei a dica para o dia dos namorados ! E a receita de Paella é uma ótima pedida para tornar nosso dia ainda mais especial! Parabéns pelo blog!

    Curtir

  5. Um post literalmente delicioso! Acho perfeita essa ideia de cozinhar juntos e passar o dia dos namorados em casa. Amei a receita da paella. Já esperando o post com a receita do risoto e do salmão kkk.

    Curtir

  6. Acabei de pegar a recita para o janatr do dia 12, sou a louca do risoto e amo paella, vou só definir qual dos 2. Adorei, obgda

    Curtir

  7. Só de ver essas fotos e ler o passo a passo já fiquei aqui morrendo de vontade !!! Sabe que aqui em casa estou cozinhando todo fim de semana algo que me lembre algum lugar legal que tenho ido

    Curtir

  8. Nossa que eu fiquei com água na boca, mas cozinhar não é o meu forte…rsrs, então ach oque vou pedir um jantarzinho delivery e ficar em casa de pijama vendo Netflix!! Também não sou muito fã de “ter que comemorar”, acho a data mais comercial que mesmo!

    Curtir

  9. Ju, tamo junto! Penso exatamente como você. Esse texto poderia ser facilmente visto no meu blog.
    E meeeeeeu já quero fazer todas as receitas que você sugeriu! Morri!

    Curtir

  10. Aguei aqui lindo teu post. Fazer uma receita afetiva resolve vários problemas né? um deles é a vontade de viajar e ao mesmo tempo que relembra momentos incríveis nas viagens. Receita salva e vou tentar fazer!

    Curtir

Deixe um comentário