A Polônia é um país que nos surpreendeu muito! Tem uma linda arquitetura, uma cultura rica, comidas gostosas e um povo receptivo. Além de tudo isso, é o país mais barato que visitamos na Europa, sua moeda é o Zloty (PLN ou zl) e sua cotação é próxima ao real.
A primeira cidade que visitamos lá foi a Cracóvia. Partimos de Budapeste na Hungria, fomos de ônibus flixbus e a viagem durou 7h (saímos às 7am e chegamos as 14pm). Fica ao sul da Polônia, é a segunda maior cidade do país e uma das mais antigas. Já foi a capital do país e também capital da cultura europeia. Possui a maior praça medieval da Europa e seu centro histórico é patrimônio da Unesco.
praça do Mercado Rynek Glowny
Quando fomos para lá (set/2018) a única certeza que eu tinha era a visita aos campos de concentração de Auschwitz, então todo o resto foi uma bela surpresa para gente. Fomos sem roteiro, pegamos o mapinha da cidade, demos uma olhada no google, marcamos alguns locais e fomos andando… Baseado nisso, vou apenas listar os locais que estivemos em cada cidade ok? Como ficamos hospedados ao lado da cidade velha (link no final), fizemos tudo a pé, o único transporte que usamos foi para a visita de Auschwitz.
ROTEIRO Cracóvia (Kraków) – duas noites e três dias:
cidade velha (old Town) – possui igrejas, lojas, restaurantes, bares, ruelas, galeria e a grande praça medieval “Praça do Mercado”: é só ir andando e andando.
cidade Velha
feirinha de artesanato e comidas típicas – fica na cidade velha mesmo, atrás de uma igreja. É uma praça pequena com cerca de 15 barraquinhas, durante o dia apenas artesanatos e final da tarde/noite comidas locais.
artesanato comidas típicas
Feirinha
Monte Wawel é museu, Castelo, possui um grande jardim e fica no alto, beirando o rio, e é também onde se encontra a Catedral, aquela em que o papa João Paulo II ministrou sua primeira missa.
Kazimierz – distrito judeu, Gueto – tem muita coisa e não fica tão concentrado como na cidade antiga: muros, restaurantes, museus, cafés, artes, lojas… tem a praça das cadeiras, museu de Schindler, marcas de sofrimento do seu povo mas com uma riqueza cultural.
praça das cadeiras restaurantes
bairro Judeu
Galeria Krakowska – muitas lojas, grandes marcas, restaurantes e fica ao lado da principal estação da cidade. Vc pode aproveitar para fazer umas comprinhas, comer algo, ou se aquecer durante o frio.
Campo de Concentração Auschwitz – fizemos um bate volta de ônibus, pouco menos de 2h o trajeto (terá um post explicando tudo sobre essa visita). Reservamos o período da tarde para isso já que nosso horário lá estava agendado para as 17h.
Auschwitz
GASTOS TOTAIS $$$: 52 euros por pessoa 🙂
- Hospedagem: duas noites Cat Hostel Krakow – 13 euros por pessoa (102 zl)*valores referentes a cotação da época. É bem localizado, arrumado, foi tranquilo e gostamos. Pagamos 102zl (26euros) para duas noites e duas pessoas em quarto compartilhado (6 camas). Segue link com desconto para vc economizar ainda mais, clica no link e na pesquisa digite o nome do hostel e suas datas (serve para qualquer lugar/reserva do mundo): https://www.booking.com/s/35_6/jubiou65
- Alimentação: 17 euros por pessoa (compras no mercado, Kfc, Burger King, comidas típicas nas barraquinhas)
- Ônibus (flixbus) de Budapeste para Cracóvia = 14 euros/pessoa
- Ônibus ida+volta para Auschwitz = 8 euros/pessoa
Foi um destino interessante e muito econômico. Nós fizemos uma viagem econômica, afinal foram 86 dias pela Europa, mas se vc estiver indo num período mais curto pode aproveitar os muitos restaurantes e bares da cidade. Tem passeios e atrações para todos os gostos e estilos. Além de tudo, não nos programamos para nada, simplesmente fomos e lá mesmo decidimos onde ir. Se puder programar com mais tempo, vc com certeza poderá aproveitar e explorar ao máximo esse destino incrível!