Passagem comprada. Mas e o roteiro?

Decidi viajar para a Europa, do nada. Sim, perdi emprego, e tinha um sonho antigo de fazer intercâmbio, e nunca tinha saído do país (Paraguai conta?). Comecei pesquisando a passagem, qual cidade seria mais barato? Paris. Tenho uma amiga morando lá, o que já ajudaria e muito! E apesar de não ser um sonho, estava disposta a conhecê-la, por que não? Feito. Passagem de ida comprada… sim, apenas ida porque eu não conseguia decidir quando voltar e muito menos por onde! Loucura né, afinal todos diziam que para entrar na Europa imigração iria exigir passagem de volta. Mas tudo bem, eu teria ai cerca de dois meses para pensar e decidir a volta, era meados junho/2018, e a passagem foi comprada para 05/08/18.

A partir da chegada em Paris, fui montando o roteiro. Primeiro eu pesquisei muito na internet, li blogs, vi fotos no instagram para então decidir o que eu queria ver por lá. Comecei colocar isso em planilha, e confesso que dá um belo trabalho. Eu tinha que ver onde ficava cada local a ser visitado e encaixa-lo junto a outros com localidade próxima no mesmo dia. Quase decorei o mapa de Paris, e olha só, eu nunca tinha me imaginado indo para lá…

Ler blogs ajuda muito, mas pegar pronto de alguém pode não ser legal para você, cada um tem um estilo e gosto por determinados pontos. Então eu ia colocando no google cada ponto turístico comentado pela pessoa, e dali ia excluindo ou mantendo no meu.

Pronto, quatro dias montados em Paris, e agora? De lá vamos para onde? Volto para o google e lanço na pesquisa lugares da França… gente, eu não imaginava, quanta coisa linda e diferente que tem nesse país, quero tudo, e agora? Foco. O que mais quero ver? Em meio a essas pesquisas, como eu queria muito conhecer Portugal, já foquei um sentido: da França irei para Portugal e já que Espanha esta no meio, ok. Então fui fazendo a mesma pesquisa de locais desejados e colocando alfinetes no maps (tem uma opção “meus lugares – quero visitar”), assim ficava fácil de visualizar e tentar encaixar. Óbvio que eu não consegui visitar todos os locais que marquei (mesmo ficando três meses) mas ficava fácil visualizar e pesquisar a partir disso.

maps: quero visitar

As cidades que eu já tinha decidido realmente ir eu ia montando roteirinho, sem nem saber ao certo que dia estaria lá, mas fui colocando no excel e o negócio foi tomando forma. Logo eu tinha 15 dias de roteiro, depois 20, 30… ai eu continuava lendo, pesquisando, ia mudando… ao mesmo tempo que fazia pesquisas de locais, pesquisava também opções de transporte e hospedagens, e já ia fechando alguns. Mas confesso que não consegui montar roteiro para a minha trip toda, mesmo depois de comprar a passagem de volta (decidi por Barcelona uns dez dias antes de embarcar), parei na faixa de 45 dias e não saía dali por nada, travei, não ia mais. Fomos assim mesmo… deixei rolar.

Ter roteiro é muito importante, faz vc economizar tempo e dinheiro, isso é fato! Mas também não precisa ficar preso a ele. Em cada cidade, pegue o mapa turístico e marque aquilo que deseja ver de acordo com seu roteiro, e a partir dele, pode ser que vc faça mais coisas num mesmo dia, e pode ser também que num dia não dê tempo de fazer aquilo que estava programado, e vc pode até encontrar no caminho algo interessante que ninguém falou… relaxe! Viagem é para curtir, relaxar, e se encantar! Não deixe que imprevistos estraguem sua aventura!

meu roteiro

Eu passei dois meses inteiros fazendo isso, dia e noite. Agora pense: trabalhando, cuidando de casa, filhos, faculdade, academia… fica quase impossível fazer tudo isso! Por isso também o ideal é ter tempo para ir fazendo aos poucos. A minha viagem acabou acontecendo de ultima hora, mas tudo bem, era meu projeto naquele momento e eu me dediquei  100% para isso.

E caso vc não tenha tempo e nem paciência para fazer seu roteiro eu posso ajudar, me manda mensagem ou comente aqui no post que entro em contato com vc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s